Microgeração

A Microgeração é a produção de energia eléctrica através de instalações de pequena escala através de energias renováveis ou processos de conversão de elevada eficiência. A energia renovável produzida é vendida à rede pública, de acordo com o regime remuneratório existente, tendo um excelente retorno  de investimento.

Este recurso apresenta enormes vantagens económicas, ambientais e tecnológicas. É uma mudança de atitude e expansão das energias renováveis criando um novo padrão de consumidores que são ao mesmo tempo produtores de energia.

A Microgeração é a produção de energia em baixa potência de uma forma descentralizada. Com a introdução do DL118A/2010 o processo de rentabilização do investimento para particulares e empresas tornou-se mais simples permitindo a conversão de cada kWh produzido em dinheiro. Os valores venda à rede pública são substancialmente superiores àqueles a que a compramos.


            O sistema de microgeração é composto por um gerador eléctrico, um inversor de corrente para ligação                 à rede, um contador da energia injectada na rede eléctrica.

 

CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA INSTALAÇÃO DE UNIDADE DE MICROPRODUÇÃO

·  Ter um contrato de consumo de energia em BT (Baixa Tensão). Por cada contador de energia pode ser instalada uma unidade de micro geração. Esta unidade é constituída por um sistema foto voltaico e por um sistema solar térmico.

·  Ter uma instalação solar térmica para aquecimento de águas, com 2m² de colector.

·  Excepção: instalações em nome de condomínios em relação às quais é exigida uma auditoria energética e implementação de medidas de eficiência energética identificadas nessa auditoria.

·  Ter cerca de 30m2  de área de telhado preferencialmente orientado a Sul ou cerca de 40m2 de terreno disponível, no caso de instalação da solução foto voltaica.